Acid Trabalho
Acaso ou Descaso?
Introdução
Entende-se por acidentes de trabalho eventos bem configurados no tempo e espaço, cujas consequências, imediatas na quase totalidade dos casos, permitem estabelecer facilmente o nexo causal com o trabalho.
• Significado de "acidente": evento súbito e imprevisível, que produz resultados não desejados.
▫ Porém, na quase totalidade dos casos, fatores capazes de desencadear acidentes de trabalho encontram-se presentes muito tempo antes que ocorram.
▫ Portanto, ao contrário do que o termo insinua, trata-se de eventos previsíveis e que podem ser prevenidos por meio de neutralização ou de eliminação dos fatores capazes de desencadeá-los. • As dificuldades em se conceituar o acidente de trabalho decorrem da complexidade do fenômeno em si e dos objetivos de quem elabora o conceito.
▫ Brown (1990) adota seguinte definição de acidente de trabalho: "resultado não planejado de um comportamento impróprio". ▫ Essa definição enfatiza a natureza não planejada do evento, evitando a associação entre acidente e acaso e diferencia o comportamento antecedente de sua consequência.
Aspectos Históricos Recentes
• 1930 - Heinrich:
▫ Teoria do Dominó: Apresenta o acidente como o último evento de uma sequência linear -> o acidente como uma sequência de 5 pedras de dominó posicionadas de modo que a queda de uma desencadeia a queda das subsequentes.
• A terceira pedra da série introduziu as noções de atos e de condições inseguros como fatores imediatamente precedentes ao acidente propriamente dito e à lesão. De acordo com essa teoria, as ações dos trabalhadores exercem papel de destaque e devem ser contempladas na prevenção. • A maioria das publicações brasileiras destinadas a profissionais da Saúde e Segurança do
Trabalho, editados até meados da década de
1980,
difunde a dicotomia ato inseguro/condição insegura.
▫ Almeida, Binder e Tolosa (1993) consideram que a