Acetanilida - relatório
1. Objetivos 02
2. Introdução Teórica 02
2.1 Aminas 02
2.2 Acetanilida 03
2.3 Obtenção da Acetanilida – Substituição Nucleofílica Acílica 03
2.4 Recristalização 04
3. Materiais Empregados 05
4. Procedimento 06
4.1 Reações 06
4.2 Procedimento Experimental 07
4.3 Esquema 07
5. Observações 08
6. Resultados 08
7. Conclusão 09
8. Referências Bibliográficas 10
1.hObjetivo
- Sintetizar a acetanilida a partir da anilina e anidrido acético, com purificação através da técnica de recristalização.
2. Introdução Teórica
2.1 Aminas
As aminas são compostos orgânicos derivados da amônia (NH3), onde os hidrogênios são substituídos por radicais orgânicos.
Elas são classificadas em primárias quando há apenas um radical orgânico preso ao nitrogênio; secundárias se forem 2 radicais; e terciárias se forem 3 radicais.
Amina primária: CH3-NH2 (metanoamina)
Amina secundária: CH3-NH-CH3 (dimetanoamina)
Amina terciária: (trimetanoamina)
As aminas possuem caráter básico, sendo então chamadas de bases orgânicas. Elas estão presentes em animais em decomposição, como a putrescina e a cadaverina. São responsáveis pelo mau cheiro desses corpos. Também são fundamentais para a vida, pois formam os aminoácidos. Aminas são substâncias moderadamente polares; elas têm pontos de ebulição que são mais altos do que os dos alcanos, mas geralmente menores do que de álcoois de peso molecular comparável. Moléculas de aminas primárias e secundárias podem formar fortes ligações hidrogênio entre si e a água. Moléculas de aminas terciárias não podem formar ligações de hidrogênio entre si, mas podem formar ligações de hidrogênio com moléculas de água ou de outros solventes hidroxilados. Como resultado, aminas terciárias geralmente entram em ebulição em temperaturas mais baixas do que