Relatório de Acetanilida
1. Mostre a reação envolvida na síntese da acetanilida.
2. O tampão formado durante a síntese da acetanilida mantém o pH do meio reacional constante mesmo adicionando quantidades relativamente pequenas de H+ ou OH-. Qual dos reagentes utilizados foi responsável pela formação do tampão?
Solução tampão ácido acético/acetato de sódio.
3. Caracterize a acetanilida quanto: cor, odor, sabor, PF, PE, densidade, peso molar, solubilidade, efeito terapêutico, efeito tóxico.
Cor: Cinza ou branco cristalizado
Odor: Inodoro
Sabor: Ácido agradável
PF: 113°-115° C
PE: 304°-305° C
Densidade: 1,16
Peso molar: 135,16
Solubilidade: Água 5, 63 g/L @ 25° C; etanol: solúvel; clorofórmio: solúvel.
Efeito terapêutico: Ação analgésica e antitérmica.
Efeito tóxico: É nocivo por exposição aguda e apresenta vários risco para a sáude se inalado, ingerido ou em contato com a pele.
4. Qual a finalidade de se utilizar água fria/gelada no processo de síntese da acetanilida? E o banho de gelo?
O resfriamento, durante o processo de recristalização, deve ser feito lentamente para que se permita a disposição das moléculas em retículos cristalinos, com formação de cristais grandes e puros.
5. Calcule o rendimento.
PURIFICAÇÃO DA ACETANILIDA
1. Qual o solvente usado na recristalização da acetanilida?
O solvente usado na recristalização é a água. Apesar da diferença de polaridade das duas substâncias, o fator que aumenta muito a solubilidade em compostos orgânicos, é a temperatura. Quanto maior a temperatura em solução de compostos orgânicos, maior será a solubilidade, isto explica usar água quente em processos de recristalização.
2. Por que é recomendável utilizar apenas uma quantidade mínima de solvente no processo de recristalização?
Quanto maior for o volume de solvente, tanto maior será a massa do produto que permanecerá em solução ao final do processo. Sendo assim, quanto maior o volume de solvente