cultura de São Paulo
A cultura do estado é uma das mais ricas do país. A cultura de São Paulo é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas por paulistas.
A maior parte das expressões da cultura tradicional paulista tem suas raízes, fundamentalmente, em três grandes vertentes: a portuguesa, a indígena e a italiana. Pode ser dividida em duas variações: a caipira que é do interior do estado e algumas cidades da Grande São Paulo, e a caiçara na maioria das cidades do litoral paulista.
Por ter influenciado o Brasil de forma ativa na política e na economia, o estado de São Paulo acabou influenciando o país também em âmbito cultural.
A cultura paulista é uma das mais ricas dentre os estados brasileiros. Isso se deve às várias ondas migratórias e imigratórias que se dirigiram o estado nos séculos XX e XXI, levando costumes distintos para um mesmo lugar e criando uma cultura singular, seja na música, na literatura ou nas artes plásticas.
Algumas dessas manifestações não são exclusivas do Estado, devido as expedições realizadas por bandeirantes paulistas a partir do início do século XVI, na area que compreende os atuais estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, e Mato Grosso do Sul,entre outros,que influenciaram estes estados no aspecto cultural
Influências estrangeiras
Bairro da Liberdade, na capital.
São Paulo é uma das cidades brasileiras com maior influência européia, destacando influência forte portuguesa, italiana, alemã e japonesa. São Paulo tem desde bairros fundados por imigrantes até cidades no interior fundadas pelos mesmos, por exemplo: a cidade de Campos do Jordão (alemães e holandeses), Sud Menucci (italianos e suíços) e Bastos (japoneses).
Os bairros paulistanos possuem também bastante expressão européia, por exemplo: o distrito da Mooca, basicamente italiano, e inclusive, com sotaque próprio por conta da influência italiana, o distrito de Santo Amaro e o Brooklin, fundados por alemães, o bairro de Higienópolis, que