Acessórios radiológicos
Além da qualidade da imagem, os diversos acessórios radiológicos existentes no mercado tem também como funções, o posicionamento seguro e adequado do paciente, análise da imagem radiográfica, processos de revelação e, principalmente, a radioproteção do profissional e do paciente através do uso de equipamentos de proteção individual, para redução dos riscos e efeitos nocivos provocados pela radiação.
Este trabalho tem o objetivo de mostrar a importância dos acessórios radiológicos na realização de exames radiográficos, apresentar alguns equipamentos de proteção individual, como e onde utilizá-los e, principalmente ressaltar a conscientização de que o conhecimento culto desses dispositivos é primordial para que se faça uma utilização correta, visando benefícios à saúde do técnico em radiologia e do paciente, ou seja, produzir maior benefício com o menor risco possível.
2. ACESSÓRIOS RADIOLÓGICOS
Relacionamos a seguir uma amostra dos acessórios mais utilizados em uma rotina de radiologia :
3.1 Filmes Radiográficos
Os filmes radiográficos são folhas de poliéster encrustada em emulsão gelatinosa que é uma substância química contendo derivados que vão interagir com os Raios-X, revelador e fixador, além dos écrans intensificadores ou fluorescentes.
O filme radiográfico emite luzes azuis e verdes assim como os écrans intensificadores.
Os filmes devem ser obrigatoriamente armazenados na vertical e tem validade de no máximo 2 anos à partir de sua fabricação.
Existem várias medidas de filmes, sendo que os mais utilizados são: 13x18cm, 18x24cm , 24x30cm , 30x40cm, 35x35cm, 35x43cm e não podem quando virgens, serem expostos à luz branca para não ocorrer o velamento (queimado).
Figura 2.1 - Filmes