acesso à água e à terra
O alimento e a água são elementos essenciais que todos os seres humanos devem ter acesso para poder viver. Tanto o acesso "à mínima alimentação essencial que seja suficiente, com valor nutricional adequado e de qualidade", quanto o acesso à "água, suficiente, de qualidade, aceitável, fisicamente acessível e disponível" são considerados direitos humanos. Fome, desnutrição e inanição são problemas globais. A fome é a condição de uma pessoa que não tem acesso à alimentação suficiente. Desnutrição é causada pela fome, baixa qualidade de alimento e doenças. Embora uma pessoa possa consumir diariamente um número apropriado de calorias, ele/ela pode estar, assim mesmo, perdendo nutrientes vitais em sua dieta. A desnutrição pode causar doenças adicionais e certas doenças conhecidas podem causar a desnutrição. Concretizar o direito à alimentação adequada significa eliminar a fome, a desnutrição e a inanição.
" Reconhecem o direito de todos a um padrão de vida adequado para si e sua família, incluindo a alimentação adequada...e o contínuo desenvolvimento de suas condições de vida."
Quais são as principais causas da falta de alimento e da desnutrição?
Pessoas que vivem na pobreza têm acesso limitado à alimentação. Para muitos, a desnutrição é causada pela má condição financeira para adquirir comida suficiente. Aqueles que vivem na pobreza podem não ter acesso a terra para produzir seus próprios alimentos. Dentro das famílias que vivem na pobreza, mulheres e crianças podem ter menos acesso aos alimentos do que os homens.
A quebra da produção e distribuição de alimentos é uma outra importante causa da fome e da desnutrição. Desastres naturais tais como estiagens, enchentes ou tornados podem alterar ou interromper a produção, o transporte e o comércio, resultando na falta de alimentos.
Desastres causados pelo próprio Homem, incluindo a guerra, frequentemente limitam o acesso aos alimentos porque interrompem o fluxo regular e a distribuição dos alimentos.