Acesso a informação das entidades públicas de moçambique
Na era em que vivemos, a informação actua como uma espécie de combustível para o desenvolvimento na maior parte ou mesmo em todos campos de trabalho, mas para que esta exerça a sua função e necessário que esta esteja disponível em todos os níveis.
O acesso a informação compreende as habilidades necessárias para a aquisição desta informação, ou seja, o acesso à informação é a melhor forma de identificar e seleccionar todas (maior parte) as informações relevantes para responder as perguntas de pesquisa. Muitas das vezes, as questões de pesquisa nos remetem as instituições, na tentativa de adquirir a informação lá disponível para suas resoluções; e as mesmas não se encontram devidamente capacitadas para dispor essa informação. Tais lacunas, notam-se pertinentemente no nosso país, onde muitas das vezes, as instituições públicas de tanto dificultarem o acesso a sua informação, tornam em vão o trabalho de se deslocar até tais instituições. Mas isso retrata o espírito de secretismo existente nas próprias entidades, ou mesmo, uma certa ignorância por parte de seus funcionários, pois constitui um direito do cidadão, o acesso à essa informação, presente até na Constituição da Republica de Moçambique .
Problema
Ate que ponto a informação das entidades publicas em Moçambique e acessível.
Objectivo
Objectivo geral
Analisar a amplitude do acesso a informação plasmado na constituição da Republica
Específicos
• Avaliar o valor da Constituição da Republica no tocante ao acesso a informação
• Compreender as diferentes particularidades do acesso a informação
• Apresentar pontos de reflexão conducentes ao reconhecimento da necessidade de promover o acesso a informação
Metodologia
A pesquisa, basicamente, girou em torno da revisão da literatura, abordando pontos pertinentes e adequados a realidade do tema do próprio trabalho.
Resultados Esperados
Melhoramento da atitude dos funcionários públicos no que toca a disposição da informação da sua