Acesso por cordas
O objetivo do presente é descrever o conjunto de parâmetros básicos a ser obtido na execução de técnicas de acesso por cordas, a serem empregadas durante as diversas atividades de manutenção, reparos e inspeção em áreas de acesso limitado de estruturas terrestres ou marítimas.
Este treinamento tem como objetivo garantir que os trabalhos sejam realizados com segurança, usando-se métodos, equipamentos e ferramentas corretas.
Todo o pessoal envolvido será instruído e treinado por instrutores capacitados e com ampla experiência nas técnicas de acesso por cordas, para que se obtenha um padrão mínimo de certificação, todos os métodos aqui mencionados fazem parte de um apanhado de parâmetros coletas de normas e regulamentações nacionais e internacionais.
“Nenhum sistema é efetivo em todas as circunstâncias, portanto, tentamos neste manual ilustrar e descrever situações com a qual um alpinista de aceso por cordas possa ser confrontado, da forma mais simples possível. Estas ilustrações e descrições não são substitutas de instrução profissional. Enquanto que o texto instrutivo, não tem a intenção de ser exaustivos. Cada alpinista de acesso por cordas tem de se responsabilizar em estar adequadamente treinado na utilização dos equipamentos e sistemas e adaptar as técnicas para melhor se adequarem às exigências particulares do local de trabalho aonde a operação venha a ser executada, em conformidade com a legislação e regulamentação governamental em vigor”.
“A escalada industrial assim como esportes em altura (Alpinismo, espeleologia, canyoning, etc.), é uma atividade perigosa que pode levar a sérios ferimentos ou mesmo a morte. Um aprendizado adequado das técnicas apropriadas e dos métodos de segurança é de sua inteira