NR 35 Anexo de Acesso por corda comentado 21 03 2014
ANEXO "Acesso por Corda" da NR35
COMENTAD
OPresidente da República Dilma Roussef
Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias
Secretária de Inspeção do Trabalho Paulo Sérgio de Almeida
Diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho - DSST Rinaldo Marinho Costa Lima
Edição e Distribuição:
Ministério do Trabalho e Emprego - SIT - DSST
Esplanada dos Ministérios, Bloco F - CEP: 70059-900, Brasília - DF
© 2014 - Ministério do Trabalho e Empreg oSumário Apresentação 4 e 5
Histórico do Acesso por Corda 5 e 6
Comentários à Norma Regulamentadora n°35 7 - 16
O Objetivo deste manual é auxiliar na interpretação do anexo de Acesso por Corda, melhorar a percepção e o entendimento das exigências técnicas dos seus enunciados para um trabalho seguro.
Com a crescente utilização no Brasil da técnica de Acesso por Corda, conhecida também como "Alpinismo Industrial", foi uma tendência natural a elaboração de normas nacionais, visto a necessidade de estabelecer requisitos de segurança, qualidade e desempenho.
Dando continuidade à elaboração da NR.35 o Ministério do Trabalho e Emprego, através da DSST criou um subgrupo tripartite formado por profissionais representando o governo, trabalhadores e empregadores de vários ramos de atividade que se reuniram durante o ano de 2013 para a elaboração deste anexo.
A proposta de texto foi encaminhada para a CTPP - Comissão Tripartite Paritária Permanente em 2013 para avaliação e análise e seu texto foi aprovado, através da Portaria MTE n° ... de /2014 -
DOU em /14, com prazo até 10/2015.
O Acesso por Corda, quando avaliado no planejamento de trabalho, pode ser uma opção técnica mais segura se comparada a alternativas tais como, andaimes, balancins, escadas, plataformas elevatórias, etc.
Os pontos fortes que tem levado a expansão do seu uso são:
a) permitir acesso a locais que apresentem