ACESSIBILIDADE RESIDENCIAL
JULHO/2014
1
Dedicamos este trabalho aos nossos pais, que nos incentivaram indiretamente a realizá-lo, sempre nos apoiando, mostrando os melhores caminhos para lidarmos com os conflitos e dificuldades encontrados no decorrer do trabalho e nunca medindo esforços para nos auxiliar no cumprimento de todos os nossos objetivos
AGRADECIMENTOS
Ao professor orientador, Paulo Roberto Ferrari, que na rigidez de seus ensinamentos e conselhos, aprimorou nossos conhecimentos.
A professora, Nelbe Maria Nascimento Albano, pelo auxilio durante a montagem do trabalho.
Aos nossos queridos companheiros de classe, por todo o apoio e carinho.
EPÍGRAFE
“[...] Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia ser impossível [...]”
Charles Chaplin
RESUMO
Ser acessível é a condição que cumpre um ambiente, espaço ou objeto para ser utilizado por todas as pessoas. Esta condição é um direito universal, uma vez que é destinada para todas as pessoas.
Os desafios em arquitetar uma residência estão no presente e se projetam no futuro para todos nós, como por exemplo, o envelhecimento da população. Pensar na residência para o idoso, o portador de deficiência, a criança, a gestante, os deficientes temporários, é enfrentar as restrições, as limitações, as dificuldades que qualquer indivíduo pode ter ou vir a ter.
Quando cuidamos da acessibilidade do nosso edifício, estamos colaborando para melhorar à qualidade de vida e a mobilidade de todas as pessoas. Estamos mostrando respeito pelas diferenças físicas e sensoriais entre as pessoas e pelas mudanças que acontecem com o nosso corpo, da infância até a velhice, priorizando a independência delas ao longo da vida.
Em todo o mundo, é cada vez