Acessibilidade em uma construção residencial
ESCOLA TÉCNICA GETÚLIO VARGAS
Curso Técnico em Edificações
Fábio Silveira de Souza
Jefferson Kaique Ribeiro
ACESSIBILIDADE EM UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR DE DOIS PAVIMENTOS
São Paulo
2015
Fábio Silveira de Souza
Jefferson Kaique Ribeiro
ACESSIBILIDADE EM UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR DE DOIS PAVIMENTOS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em Edificações da Etec Getúlio Vargas, orientado pela Professora Sandra, como requisito parcial para obtenção do título de técnico em edificações.
SÃO PAULO
2015
I. INTRODUÇÃO
TEMA
Acessibilidade em construção residencial para pessoas com deficiência e dificuldades motoras.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Acessibilidade em uma residência unifamiliar de dois pavimentos localizada no município de Guarulhos, na Grande São Paulo, para pessoas com deficiência física motora (cadeirantes) e com mobilidade reduzida (idosos, pessoas com dificuldades temporárias de locomoção, etc.).
JUSTIFICATIVA
O tema acessibilidade é muito discutido atualmente nos grandes meios de comunicação, onde é destacada a importância do assunto. Segundo o Censo Demográfico de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, mais de 13 milhões de brasileiros têm algum tipo de dificuldade motora (portador de deficiência física), o que representa 6,7% de toda a população brasileira. Ainda segundo dados estatísticos referentes a acidentes de trânsito do seguro nacional obrigatório DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre), 344.425 pessoas tiveram indenizações pagas por invalidez permanente somente no período compreendido entre janeiro e junho de 2015, engordando cada vez mais as estatísticas.
Atualmente existem atos normativos e leis que estabelecem normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, bem como o direito que pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida possuem, como é o caso do Decreto Nº 6.949 de 25 de