Resumos
ESPAÇO RURAL/ ESPAÇO URBANO
O espaço rural: a ocupação do solo é predominantemente agrícola, a habitação é geralmente unifamiliar e a população ativa se ocupa, sobretudo, na agricultura.
* Baixo nível de construção; * Solo pouco construído; * Baixa densidade demográfica; * Predomínio de atividades associadas ao setor primário; * Rede de vias de comunicação muito fraca; * Falta de serviços – infra estruturas básicas.
O espaço urbano: área de grande densidade demográfica e de construções, cuja população se ocupa, predominantemente, nos setores secundário e terciário.
* Espaço densamente construído; * Elevada densidade populacional; * Elevada concentração de atividades económicas; * Abundância de serviços; * Predomínio de funções terciárias; * Construção em altura; * Elevado preço do solo; * Redes de transporte muito denso.
DEFINIR CIDADES/ CRITÉRIOS
O conceito de cidade difere de país para país. Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora a sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas.
Critérios da definição de cidade
* Demográfico que valoriza o número de habitantes e/ou a densidade populacional, definindo um limiar mínimo, a partir do qual as aglomerações populacionais são consideradas cidades. Este critério levanta alguns problemas, uma vez que existem aglomerados suburbanos com um elevado número de habitantes e forte densidade populacional que funcionam como dormitórios em relação a uma cidade próxima, sem deterem uma função relevante, além da residencial.
* Funcional que tem em conta a influência exercida pela cidade sobre as área envolventes e o tipo de atividades a que a população se dedica, que devem ser maioritariamente dos setores secundário e terciário.