organização das áreas urbanas
Espaço rural
Espaço destinado às atividades agrícolas e pecuária, com fraca densidade populacional e urbanístico, modo de vida tradicional característico.
Predomínio das atividades do setor primário (agricultura, pecuária, silvicultura, apicultura).
Fraca densidade populacional e urbanística.
Deslocações feitas a curta distância e a pé.
Fraca acessibilidade devido às deficientes redes de transporte.
Espaço urbano
Área de forte concentração populacional, grande densidade de construções (sobretudo em altura) e onde dominam as atividades ligadas ao setor secundário e terciário.
-Predomínio de atividades ligadas aos setores secundário (indústria transformadora) e terciário (comércio e serviços).
Elevada concentração demográfica e de edifícios em altura.
Deslocações feitas de automóvel ou transportes públicos, a média e longa distância (movimentos pendulares).
Elevada acessibilidade motivada pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações.
Conceito de cidade: Aglomerado populacional de grande dimensão, com uma população heterogénea (diferentes origens, profissões, credos) e um modo de vida próprio, dependente do exterior em produtos alimentares e fornecedor de bens e serviços à área envolvente. É um elemento fundamental na organização do espaço.
Critérios que definem uma cidade:
- Demográfico
*
Estabelece-se um número mínimo de habitantes (ou uma densidade mínima), a partir da qual uma aglomeração é considerada cidade. O nosso país exige um mínimo de 8000 eleitores, número este que varia não sendo por isso um critério que se possa aplicar universalmente, porque os critérios variam de país para país, consoante as suas características demográficas, politicas e sociais.
Nota: Portugal, conjuga o critério demográfico (mínimo de 8000 eleitores em aglomerado populacional contínuo) e funcional (metade de um conjunto de serviços e equipamento sociais coletivos, como escolas, hospitais,