Química
Muito simples!
Suponha que você precise gelar uma lata de refrigerante em menos de 10 minutos, para um evento qualquer que acontecerá, mas com o gelo, demoraria no mínimo do quádruplo do tempo.
Um experimento diz que se colocarmos gelo, álcool e sal, a lata gelará mais rápido! Isto é uma verdade, mas podemos aprimorar.
Primeiro, vamos ver como funciona.
A água tem seu diagrama de mudança de estado físico dividido em dois patamares, pois é uma substância pura. Um indica o PF (ponto de fusão) e o outro indica o PE (ponto de ebulição). Mas uma mistura qualquer como água e açúcar, não apresenta patamar nenhum pois não existe um ponto de mudança de estado físico específico.
Nos gráficos: da esquerda pra direita temos a água (dois patamares) e a mistura comum de água e açúcar (nenhum patamar).
Porém, existem misturas que apresentam UM patamar, com PF ou PE fixos. Elas são as eutéticas e azeotrópicas.
Eutética: É uma substância que se comporta como se fosse uma substância pura somente durante o ponto de solidificação ou fusão*. Exemplos: Liga metálica feita de 40% de cádmio e 60% de bismuto forma uma mistura eutética com ponto de fusão constante igual a 140°C, estanho e chumbo (solda), sal de cozinha e gelo.
Azeotrópica: é uma mistura de composição definida que possui ponto de ebulição ou de condensação constante, comportando-se neste ponto como uma substância pura. Exemplo: mistura de 96% de álcool etílico e 4% de água (álcool hidratado) possui ponto de ebulição constante de 78,2°C.
Azeotrópica: segundo gráfico.
Eutética: primeiro gráfico.
Voltando para o experimento, temos então uma mistura eutética quando misturamos o sal com o gelo pois o sal tem uma temperatura de fusão mais baixa que a do gelo. O sal faz, assim, o gelo derreter mais rápido, numa reação endotérmica! Assim, a água com sal e álcool (o álcool acelera também o derretimento do gelo, e essa mistura sal+álcool promovem um ambiente com