Grécia
Períodos Históricos/Civilização Clássica
Vários povos habitavam a Península Balcânica. Posição privilegiada devido à proximidade com o resto da Europa, Ásia, e África;
Aspectos geográficos: Território montanhoso, solo pouco fértil, litoral recortado;
Dividida em três partes: Ocidental, Insular e Asiática;
As montanhas isolavam as cidades, contribuindo para a autonomia das pólis. Serviam como barreiras naturais. A dificuldade da agricultura propiciou o desenvolvimento da atividade comercial (Devido aos aspectos geográficos); As enseadas naturais permitiram a construção de diversos portos. O solo permitiu apenas o cultivo de oliveiras, trigo e uva, mas que foram amplamente utilizados.
Podemos dividir a história da civilização grega em cinco períodos:
Período Pré-Homérico: Século XX a.C. – XII a.C.
Período Homérico: Século XII a.C. – VII a.C.
Período Arcaico: Século VII a.C. – VI a.C.
Período Clássico: Século V a.C. – IV a.C.
Período Helenístico: Século IV a.C. – II a.C.
Período Pré-Homérico
O povoamento
Por volta de 2.000 a.C., diversos povos nômades vindos das planícies da Europa Oriental, chegaram em sucessivas ondas migratórias: aqueus, jônios, eólios e dórios.
Os aqueus fixaram-se na Península do Peloponeso. Fundaram: Tirinto, Micenas e Argos; Micenas estabeleceu relações comerciais com Creta, dando origem à civilização creto-micênica.
Os cretenses dominavam a escrita, notabilizaram-se no campo da escultura, arquitetura e pintura. Dedicavam-se ao comércio marítimo.
Por volta de 1.400 a.C., aqueus dominaram os cretenses, atacaram e dominaram a principal cidade cretense (Cnossos)
Posteriormente vieram os Jônio que ocuparam a região da Ática e os Eólios, que se fixaram no norte da região da Tessália. Ambos integraram-se facilmente às populações que habitavam o Peloponeso.
A invasão dos Dórios ocorrida por volta de 1.200 a.C. marca o início do período Homérico, pois com a chegada dos invasores muitos habitantes migraram para outras