Acessibilidade aos espaços de ensino público
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Núcleo Pró-acesso
ACESSIBILIDADE AOS ESPACOS DE ENSINO PUBLICO: DESENHO UNIVERSAL NA UFRJ – POSSÍVEL OU UTÓPICO?
Este artigo é resultado de uma extensa pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro que contou com o apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Cristiane Rose Duarte & Regina Cohen. Veja no rodapé como mencionar este artigo.∗ Resumo
O acesso aos lugares públicos é um direito de qualquer cidadão. Da mesma forma, a acessibilidade aos espaços de ensino das universidades públicas pressupõe um esforço conjunto de diversos atores sociais para alcançar as necessidades das pessoas – incluindo as pessoas com deficiência. Este trabalho mostra parte dos resultados de um projeto de pesquisa mais amplo que está sendo desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Após um extenso levantamento das barreiras encontradas por um grupo constituído de alunos, funcionários e docentes que apresentam diferentes dificuldades de locomoção e/ou visão, fomos levadas a nos questionar sobre a verdadeira função de uma instituição de ensino superior, quando muitos a abandonam pelas dificuldades nela encontradas. Com base nos dados coletados no estudo dos espaços de ensino e pesquisa da UFRJ e nas análises de formas de apropriação dos espaços acadêmicos por pessoas com deficiência, este estudo evidencia a necessidade de uma arquitetura verdadeiramente inclusiva em uma universidade concebida para todos.
ABSTRACT
Access to public spaces is a right of every citizen, as well as accessibility to physical spaces of public universities. It presupposes a commom effort from diverse social actors so as to fulfill people’s needs – including people with mobility difficulty. This paper shows part of the resuts of a larger research project under development at the Federal University of Rio