Reciclagem
Anotações:
Lixo é um dos maiores problemas ambientais, são todos os resíduos gerados pela atividade humana
O papel demora cerca de 3 a 6 meses para se decompor, ele não se decompõe facilmente, pois suas moléculas são maiores do que as bactérias que as destroem num lugar úmido.
Curiosidades:
A composição aproximada do lixo recolhido na coleta seletiva de São Paulo representa 0,8% do total reproduzido. Sendo seguintes que vão para o aterro sanitário:
Plástico: 7%
Metal: 10%
Vidro: 13%
Orgânico: 20%
Papel: 50%
Por ano um adulto descarta em média!
Papel equivalente a duas árvores
90 latas de bebidas
107 garrafas ou frasco de vidro
70 latas de alimentos
45 quilos de plástico
Reciclagem
A reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais como matéria prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, metal e o plástico.
Contribuição para natureza
50 kg de papel velho = 1 árvore poupada
1000 kg de papel reutilizado = 20 árvores poupadas
Como se faz papel reciclado?
Reciclagem de papel
Reciclar papel é uma boa maneira de tentarmos minimizar os problemas ambientais causados pela sua fabricação em escala industrial, de evitar o desperdício, e de reduzir a necessidade de derrubar mais árvores, para fazer mais papel. Além disso, o preço para se desfazer do lixo é alto, como também é enorme o custo de manutenção de lixões.
O papel reciclado é produzido aproveitando-se o papel já utilizado. Poupando árvores e reduzindo a poluição, é possível produzir papel reciclado em grande quantidade, desde que se faça a coleta seletiva, separando o papel dos demais tipos de lixo.
Papel reciclado pode ser produzido artesanalmente
Hoje em dia, muitos artesãos trabalham produzindo papel reciclado em oficinas caseiras. Eles reciclam papéis de forma a obter tipos diferentes, e até personalizados. Fazem também objetos decorativos e úteis.
Como reciclar papel: