Acessibilidade ao deficiente fisico
Andressa Sousa Lisboa¹
Daisan Serra Weber²
Larissa Santos da Silva³
Moises Cerqueira Rocha4
Renata Figueiredo de Almeida5
Sirlei Bomfim dos Santos6
Yasmine Silva Costa7
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo esclarecer e explicar o conceito de Políticas de Saúde, focando na cidade de Salvador. Além de mostrar todo o desenvolvimento desde a época da Republica Velha (1889-1930) no Brasil, passando pela Era Vargas (1930-1964), Autoritarismo (1964-1984), Nova República (1985-1988), Pós-Constituinte (1989-2011) até chegar hoje nos dias atuais.
Palavras-chaves: Políticas de Saúde, SUS, melhoria na saúde, população.
1. INTRODUÇÃO
A Expressão Políticas de Saúde abrange tanto as questões relativas ao poder em saúde natureza, estrutura, relações, distribuições (e lutas) como as que dizem respeito ao estabelecimento de diretrizes, planos e programas de saúde. Enquanto a língua inglesa dispõe dos vocábulos politics (referente á existência e ao exercício do poder) e policy (planos de ação), em português a palavra política envolve tanto as dimensões do poder quanto as diretrizes e as intervenções planificadas. Assim, Políticas de Saúde no discurso oficial pode significar diretrizes e planos de ação.
A enfermagem da bastante importância a esse tema, pois a população no Brasil precisa dos cuidados do enfermeiro para ter uma boa qualidade de vida, além de precisar da ajuda do governo tanto no auxilio financeiro, quanto na elaboração de programas para a melhoria da condição de saúde no Brasil, que reflete em todas as capitais do país, inclusive na cidade Salvador.
2. HISTÓRICO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL 2.1 REPÚBLICA VELHA (1989-1930) A República Velha, ou Primeira República, é o nome dado ao período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930. Usualmente, a República Velha é dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Oligárquica. A República