homossexualismo
Aceitação ou Exclusão
O homossexualismo é um dos assuntos mais polêmicos do século 21, por questões de ética, cultura de alguns pais ou região, religião, e uma seriem de outras implicações que envolvem a família em geral como, por exemplo, casais homossexuais que já tem filhos em alguns países de maneira legalizada e também por cargas de preconceitos passados de geração a geração. Esse assunto “mexe” de uma maneira não generalizada com a maioria dos valores relacionados à família e ética.
Em Umbanda (cidade onde foi mostrado o documentário) a maneira de percepção, visualização, discriminação e ate mesmo covardia com os homossexuais vêm dos pais para os filhos, os jovens já tem a mentalidade fechada e ancorada por esse aprendizado que vem muitas vezes de dentro de suas próprias casas, envolvendo também diretamente na violência que os homossexuais sobrem, lá eles se escondem, lá eles são acovardados. Agora eu me pergunto, temos que interferir na carga cultural desse pais, ou temos que protegê-los? Sim e polemico mais se lembrando de pessoa humana nos temos que nos colocarmos no lugar do outro, quando o caso passa a ser dentro de nossas casas acreditamos que aquela pessoa humana merece respeito... Mais por que quando o problema é no vizinho atiramos pedras?
O documentário trás para nos os dois lados, aí podemos enxergar a cultura de Umbanda fortemente nesses aspectos e ainda o quando o homossexual se sentiu ofendido. A identidade individual deve excluir a identidade social? Por que isso? Por que não dialogar e entrar num consenso, ninguém tem que gosta de homossexuais, negros, pardos, mas todos devem ter dentro de si o poder de se colocar no lugar do outro assim saberíamos então respeitar.