Acentuacao grafica Ortografia 1
Acentuar corretamente as palavras pode parecer uma tarefa bem simples; mas, em se tratando de concurso público, todo cuidado é pouco.
Sabiá, café, cipó, Belém e parabéns devem receber (obrigatoriamente) acento gráfico por serem oxítonas (tonicidade na última sílaba) terminadas em a(s), e(s), o(s), em, ens. Todavia, é muito raro, as bancas explorarem esses exemplos em provas...
As principais bancas organizadoras apresentam questões muito bem elaboradas e que induzem o candidato ao erro. Veja um exemplo:
1. Apenas uma das palavras abaixo é obrigatoriamente acentuada, assinale-a:
a) Transito
b) Ate
c) Amem
d) Numero
e) Remedio
Aparentemente, todas as palavras são acentuadas graficamente; mas, preciso alertá-lo, caro leitor, de que nem tudo é o que parece...
Vamos à análise das alternativas:
a) Transito: pode receber acento gráfico, contudo esse sinal não é obrigatório! Você sabe por quê?
Existe o verbo “transitar”: eu transito, tu transitas, ele transita... Esse verbo não recebe acento gráfico por se tratar de um vocábulo paroxítono (Tran-SI-to) terminado em “o”. Já em “trânsito”, o sinal é obrigatório por ser uma palavra proparoxítona.
b) Ate: o acento gráfico, nesta palavra, também, não é obrigatório! Percebeu que existe o verbo
“atar”? Assim, que eu ate, tu ates, ele ate... Tal vocábulo é classificado paroxítono (A-te) terminado em “e”. Já na preposição “até”, o sinal é obrigatório porque é uma palavra oxítona terminada “e”.
c) Amem: neste vocábulo, não há obrigatoriedade de acento! Estamos diante do verbo “amar” no presente do subjuntivo: que eu ame, tu ames, ele ame, nos amemos, vós ameis, eles amem. Quanto à tonicidade, “amem” é uma palavra paroxítona (A-mem) com terminação “em”, por isso não é acentuada. Já a palavra “amém” deve receber acento gráfico por ser oxítona terminada em “em”.
d) Numero: como nas alternativas anteriores, o acento gráfico em “numero” não é obrigatório! Sim, existe o verbo “numerar”: eu numero, tu numeras, ele