aceleração da gravidade
Medida da Aceleração da Gravidade
Discente:
Jaqueline de Oliveira Sanches
Licenciatura em Química, 2º Período
Física Experimental – Paulo Melo
Iporá, 29 de Novembro de 2013
Objetivo
Medir o valor da aceleração da gravidade.
Introdução
Com a medida da aceleração, é possível determinar a gravidade do lugar em que se está inserido através da interpretação dos dados. Sabemos que Torricelli quando determinou o valor da aceleração da gravidade ele usou um tubo de ensaio onde a resistência do ar foi nula para medi-la, então valor da aceleração não depende da massa do objeto, pois quando se despreza a resistência do ar é a mesma para qualquer objeto, o que a altera ligeiramente é o valor da altitude e latitude, em nível do mar e em latitudes medias o valor é 9,8m/s², mas geralmente os livros do ensino médio trabalham com 10 m/s² para facilitar os cálculos.
Material Utilizado
Cronometro, no caso utilizou-se do presente em aparelho móvel telefônico.
Esfera de aço.
Régua para marcar a altura em que a esfera foi abandonada.
Procedimentos Experimentais
Na parede em uma altura de 2 metros acima do piso da sala 06 do IF Goiano – Campus Iporá, foi marcado um sinal de onde a esfera foi abandonada. Simultaneamente enquanto a esfera foi abandonada acionou-se o cronometro que foi parado conforme a esfera tocou o piso. Esse procedimento foi realizado por dez vezes para obter o tempo médio fim de minimizar os possíveis erros.
Resultados
Na tabela abaixo temos os tempo obtidos com o abandono da esfera.
1° 0,64s
6º 0,71s
2º 0,70s
7º 0,68s
3º 0,65s
8º 0,72s
4º 0,66s
9º 0,62s
5º 0,63s
10º 0,69s
A partir dos resultados temos o tempo médio que é de 0,67s, então usamos a formula g=2Δh/t², onde g é a gravidade, 2Δh é a altura e t² é o tempo médio elevado a segunda potencia. Substituindo temos g=2.2/0,67², g=8,9m/s².
Analise dos Resultados.
Sabemos “que na