acaricidas
Tania Adriano Zaida Remane
Acaricidas
Licenciatura em Ensino de Agro-pecuária com habilitações em Extensão Rural
Cadeira: Fitofarmacologia
Docente: Eng ª Sandra Barros
UP
Maputo
2012
Índice
1. Introdução
O primeiro produto químico com propriedade acaricida registado no mundo foi o Arsénico, em 1895, mantendo um controle satisfatório dos carrapatos até 1935. A partir desse ano, apareceram resistências aos Arsenicais na Austrália e África do Sul e em 1948, vários países da, já apresentavam problemas no controle desses parasitas.
Muitos outros produtos químicos com actividade acaricida e insecticida foram sendo introduzidos, principalmente os Clorados, sendo chamados de insecticidas de 1ª geração, sendo os principais os DDT e o BHC. Dai Com o aparecimento dos acaricidas e insecticidas de 2ª Geração, como os Fosforados em 1956 e os Carbamatos em 1960, o controlo dos ácaros e insectos estabilizou-se, porém em 1963, os carrapatos já apresentavam resistência aos Fosfatados, com detecção dos primeiros focos na Austrália e em 1965 já se detectaram focos na América do Sul, no Brasil e na Argentina.
Na utilização de produtos formulados com as bases químicas de 1ª e 2ª Geração, é que esta deve ser feita de uma maneira correcta, seguindo as recomendações de bula, do fabricante e acompanhamento técnico, pois erros de dosagens e um tratamento malfeito poderão gerar consequências muito graves, como morte do animal e contaminação ambiental.
Até então, um insecticida perfeito ainda não havia sido descoberto, porém nos últimos 50 anos, a pesquisa de produtos para saúde animal evoluiu e preocupados com as limitações e a toxicidade dos insecticidas e acaricidas.
1.1 Objectivos
Geral
Falar dos acaricidas como pesticidas usados para o controlo de ácaros.
Especifico