ACADÊMICOS
Considerada como uma atividade menos nobre que a produção, a armazenagem passou longos anos tentando viabilizar investimentos que eram escassos.
Porém, com o advento dos processos de melhoria da qualidade e produtividade, bem como a elevação da logística para um diferencial competitivo, a armazenagem ganhou destaque no Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento
Atualmente, a armazenagem influi diretamente no nível de serviços aos clientes, na produtividade organizacional, além de afetar a qualidade de produtos e serviços, aspectos estes fundamentais ao sucesso da organização.Na essência, a principal função da armazenagem é a administração do espaço e tempo. O espaço é sempre limitado e, efetivamente usado.O tempo e a mão-de-obra são significativamente mais difíceis de gerenciar que o espaço.
A mais conhecida aplicação da armazenagem era atender e servir como reservatório ou proteção contra incerteza. Algumas das escritas mais antigas da civilização ocidental, o livro de Gênesis, descreve o papel da armazenagem para evitar a escassez absoluta no Egito Antigo.
A armazenagem foi estabelecida no exato momento em que o ser humano primitivo descobriu que podia guardar para uso futuro os produtos excedentes às suas necessidades atuais, ou ainda para permutá-los com outros produtos dos quais não dispunha (escambo). A armazenagem é feita hoje por vários outros motivos, mas existem situações onde a função principal ainda é a mesma descrita na Bíblia.
HISTÓRICO
A história da armazenagem confunde-se com a história do comércio entre os povos. Historicamente, aqueles que se dedicaram ao comércio obtiveram hegemonia sobre os demais povos que lhes foram contemporâneos. Para isto tiveram obrigatoriamente que aprender a armazenar.
Cerca de 3.000 anos a.C, os egípcios construíram os primeiros depósitos de que se tem notícia, com o objetivo específico de armazenar os papiros e o trigo excedentes, produzidos no fértil Vale do Nilo, para