Otarios
1-OBJETIVOS
1.1– Melhor controle dos custos Pela departamentalização é possível um melhor controle dos custos, uma vez que é atribuído ao encarregado ou chefe, os custos ocorridos no seu departamento.
1.2- Mais precisão dos custos aos produtos
A departamentalização diminui a arbitrariedade dos critérios de rateio, dando mais precisão ao custo dos produtos, tendo em vista que :
a) Determinados custos, mesmo sendo indiretos em relação aos produtos, são diretos em relação aos departamentos ou seja, podem ser diretamente atribuíveis à um ou mais departamento. Exemplos
Material indireto usado no departamento
Mão-de-Obra Indireta usada no departamento
Depreciação de máquinas do departamento ( custo indireto em relação aos vários tipos de produtos fabricados, mas diretamente atribuível ao departamento onde estejam localizadas).
b) Os produtos em fabricação necessariamente não passam por todos os departamentos, e quando isto ocorre as suas proporções são diferentes.
2- RATEIO DOS CIF AOS DEPARTAMENTOS
Para efetuar o rateio dos CIF que são indiretos em relação aos departamentos e dos que representam custos comuns a todos eles, cada empresa deve buscar uma definição para as suas necessidades especificas e promover a escolha dos critérios adequados para rateios, de maneira a atender efetivamente a alocação de custos que cada um deva receber.
A seqüência lógica da alocação dos custos aos departamentos é:
a) identificar os custos indiretos de fácil atribuição direta aos departamentos;
b) ratear os custos comuns entre os departamentos;
c) alocar os custos dos “Departamentos de Serviços” para os departamentos de produção;
d) Estando todos os custos alocados aos “Departamentos de Produção” distribuí-los entre os produtos utilizando-se, para tanto, de um critério adequado de rateio.
3- Alguns critérios de Rateio dos CIF
CIF COMUNS OU INDIRETOS EM
RELAÇÃO AOS DEPARTAMENTOS
CRITÉRIOS DE RATEIO