Acadêmico
* MINERAIS: Composto químico que resulta de processos inorgânicos, com composição química definida e que é encontrado na crosta terrestre, são sólidos sendo que só dois deles se apresentam em estado liquido em condições normais de temperatura e pressão, a água e o mercúrio. (O petróleo não pode ser classificado como mineral e sim como mineralóide já que não é inorgânico assim como o âmbar.)
* Propriedades Físicas: Dureza, clivagem, peso, tenacidade, brilho e cor.
* Dureza: É a resistência que o mineral oferece ao risco a abrasão;
* Clivagem: Esta a grosso modo, é a quebra, ou partição desses minerais; a propriedade de os minerais se partirem em determinados planos ou já apresentarem esse plano de acordo com as direções de fraqueza.
* Peso: O quanto certo volume de mineral é mais pesado que o mesmo volume de água destilada a 4ºC.
* Tenacidade: É a resistência à percussão (Batida) ao toque de um martelo ou corte de * Uma lamina. Tenacidade de um mineral consiste na resistência que ele oferece ao ser tracionado, dobrado, torcido ou cortado.
* Brilho: Capacidade de reflexão de luz incidente, os minerais podem ser metálicos ou não metálicos.
* Cor: É um caráter determinante em sua formação, a cor depende da absorção seletiva da luz.
* Exemplos de Minerais mais comuns na Crosta Terrestre:
Quartzo, Micas, Granada, Calcita, Hematita, Caulim entre outras.
* ROCHAS: É um agregado sólido que ocorre naturalmente que é construído por um ou mais minerais, a camada externa sólida da terra (Litosfera), ou podemos definir rochas como um conjunto de minerais ou a junção de minerais. As rochas são classificadas em ígneas ou magmáticas, Metamórficas e sedimentares.
* ROCHAS IGNEAS OU MAGMATICAS: De origem primária, provem diretamente da consolidação do magma, podendo ser intrusiva ou extrusiva.
* Rochas Magmáticas Intrusivas (plutônicas ou abissais).