Fechamento
Aldo dos Santos Araújo
Ciência E Conhecimento Científico
Maceió/AL
2011
Instituto Federal de Alagoas
Ciência E Conhecimento Científico
Fechamenmto apresentado como requisito avaliativo da disciplina Metodologia Científica, ministrado no 1° período do curso de Licenciatura em Química
Professor: Maria Cledilma
Maceió/AL
2011
LAKATOS, E.M. MARCONI, M.A; Metodologia do trabalho científico. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1995 “Mesclam-se, neste exemplo, dois tipos de conhecimento: o primeiro, vulgar ou popular, geralmente típico do camponês, transmitido de geração para geração por meio da educação informal e baseando em imitação e experiência pessoal”. (p.16).
“O conhecimento vulgar ou popular, ás vezes denominado de senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos de ‘conhecer’”. (p. 16).
“A ciência não é o único de acesso ao conhecimento e à verdade”. (p. 16)
“Um esmo objeto ou fenômeno – uma planta, um mineral, uma comunidade ou as relações entre chefes e subordinados – pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum; o que leva um ano conhecimento e outro ao vulgar ou popular é a forma de observação” (p. 16)
“Se excluirmos o conhecimento mítico (raios e trovões como manifestações de desagrado da divindade pelos comportamentos individuais ou sócias), verificamos que tanto o ‘com senso ’ quanto a ciência almejam ser racionais e objetos”. (p. 19-17)
“se o ‘bom senso’, apesar de usa aspiração á racionalidade e objetividade, só consegue atingir essa condição de forma muito limitada, pode-se dizer que o conhecimento vulgar ou popular, lato sensu, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humano”. (p. 17)
“O conhecimento popular é valorativo por excelência, pois se fundamenta numa seleção