Acadêmico
Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC
Curso: História
Departamento de História e Geografia
Disciplina: História da Antiguidade
Professor: Fernando Sampaio
Fichamento do Capítulo V do Nossa Herança Oriental
Mário S. Pirotta
Caxias – MA maio / 2014
DURANT, WILL. Elementos Mentais da Civilização. In: ________. Nossa Herança Oriental. Rio de Janeiro: Record, 1995. p. 50-61.
1 – Problema: Como as letras, a ciência e a arte contribuíram na constituição da civilização?
2 – Hipótese: O autor defende que a ciência, a arte e as letras, em geral, compõem os elementos mentais da civilização, não sendo a formação da mesma possível sem eles, cada um com sua colaboração específica em diversos aspectos, adotando como aspecto principal o desenvolvimento mental da raça humana, desenvolvimento esse que torna propícia a sociedade para o estabelecimento da civilização.
3 – Argumentos: O homem só se torna ‘homem’ com o advento da palavra, sem ela o pensamento seria limitado ao sensorial e aos objetos; O advento do nome comum é que vai proporcionar um maior desenvolvimento mental da raça humana, bem como uma maior organização social, tanto pela sua capacidade de abstração como de classificação de classes em meio aos objetos; A civilização é um amontoado de artes, sabedoria, costumes e éticas, e a educação, que fora revolucionada pelo advento das letras, é a principal responsável pela transmissão desse amontoado de elementos através das gerações; A escrita é uma marca da civilização, sendo a mesma mais/menos adiantada; A ciência teria surgido com a agricultura, onde exercia um papel na medição do tempo e espaço, através da mensuração do terreno e cálculo das estações; A ciência primitiva é precursora das várias ramificações posteriores, como a astronomia, ciência essa que viria a auxiliar as navegações; A ciência promoveu um desligamento parcial do mito à medida que foi