Acadêmico
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL PROFESSOR: EXPEDITO LEITE SILVA.
“Classificação dos Compostos Orgânicos por Solubilidade.”
Acadêmicos:Cristina Freitas
Maringá
2013
1 INTRODUÇÃO
A solubilidade de uma substância é uma propriedade física, na qual se baseiam alguns métodos de separação de misturas, de extração de produtos naturais e de recristalização de substâncias.
Para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes (à temperatura constante) é necessário se analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interação que há entre soluto e solvente.
De acordo com as Regras de Solubilidade, uma substância polar tende a dissolver em um solvente polar, e uma substância apolar também num solvente apolar. Ou seja, semelhante dissolve semelhante. Por esse motivo as substâncias orgânicas em geral, só se dissolvem em líquidos também orgânicos, como, por exemplo, álcool, éter, benzeno, gasolina, etc. Esses líquidos recebem o nome de solventes orgânicos.
Grupos de Solubilidade dos Compostos Orgânicos
Sua solubilidade em relação à água, éter, solução aquosa de hidróxido de sódio a 5%, ácido clorídrico a 5%, ácido concentrado frio. • Grupo I: Compostos solúveis tanto em éter quanto em água.
• Grupo II: Compostos solúveis em água, mas insolúveis em éter.
• Grupo III: Compostos insolúveis em água, mas solúveis em hidróxido de sódio diluído. Este grupo ainda foi dividido em:
- Grupo III-A: compostos solúveis em hidróxido de sódio diluído e solúveis em bicarbonato de sódio diluído.
- Grupo III-B: compostos solúveis em hidróxido de sódio diluído e insolúveis em bicarbonato de sódio, diluído.
• Grupo IV: Compostos insolúveis em água, mas solúveis em ácido clorídrico diluído.
• Grupo V: Hidrocarbonetos e compostos contendo C, H e O que não sejam aqueles dos Grupos I a IV e sejam solúveis em ácido