Acadêmico
PEDAGOGIA
jUCÉLIA DIAS LACERDA
SILVANETE SOARES LIMA
PRODUÇÃO TEXTUAL interdisciplinar grupo DOCÊNCIA E DIVERSIDADE CULTURAL
Vitória da Conquista - Ba
2012
JUCÉLIA DIAS LACERDA
SILVANTE SOARES LIMA
PRODUÇÃO TEXTUAL interdisciplinar grupo DOCÊNCIA E DIVERSIDADE CULTURAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, as disciplinas Políticas e Gestão dos Espaços Educativos, Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar, Metodologia da Pesquisa Científica, Tecnologias da Educação.
Profs. Josilaine B. Ricci Nascimento, Melina Klaus, Okçana Battini, Edilaine Vagula.
Vitória da Conquista - Ba
2012
O campo educacional tem presenciado grandes debates inerentes às indagações que envolvem a diversidade cultural no Brasil. As variadas vertentes que culminam em discussões sobre as diferenças, a equidade, a igualdade social, a diversidade, etc., aparecem neste contexto como fato que preocupa a todos que se engajam na luta por uma educação democrática, ética e voltada, sobretudo, para o exercício da cidadania. Ao passo que, promovem também uma dinamização destes conceitos, incutindo-os no processo de formação dos educadores, configurando assim, um desafio urgente para o sistema educacional e para os foros que atuam nesse seguimento.
A formação docente compõe um campo relevante para as argumentações que dizem respeito de como tratar a diversidade presente na escola, permite também nesse decurso, a elaboração e a aplicação de propostas que permitem contemplar novas maneiras e melhorias para o modo de proceder com a pluralidade cultural nas instituições de ensino. Assim sendo, esboçar uma nova conjetura multicultural para a formação do educador é uma iniciativa proveitosa rumo a uma educação responsável e justa.
As múltiplas culturas têm sido entendidas sob a perspectiva teórica, político e prática, procurando respostas às dessemelhanças culturais e incitando a quebra de