Academico
A nova face da família e sua relação com o mercado de trabalho
Paracatu, 2014 ROSANE
A nova face da família e sua relação com o mercado de trabalho
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Orientador: Profs.: Rosane, Sérgio, Wilson e Adir.
Paracatu, 2014
Sumário
1 – INTRODUÇÃO
A divisão do trabalho está relacionado com a forma diferentes em que os seres humanos se organizam socialmente para produzirem e reproduzirem a vida. Essa divisão do trabalho pode ser dividido em quatro grupos: divisão social do trabalho, divisão capitalista do trabalho, divisão sexual do trabalho e divisão internacional do trabalho (PIRES, 2009). A família é o lugar onde o homem se encontra originalmente inserido, toda e qualquer pessoa possui uma família e está relacionado mais intimamente com um grupo de pessoas que é a sua ascendência, e nisso se dá a família (OUTEIRAL, 2007). Ao longo da história, a família tradicional formada pelo casamento sofreu modificações, e o que se conhece na contemporaneidade é um modelo bastante diversificado, conhecido como família nuclear. O presente trabalho de pesquisa desenvolvido pelo aluno de Serviços Sociais, se finda na necessidade de se discutir as novas tendências de divisão social, tanto no que tange o mercado de trabalho, como no âmbito familiar. Tem o objetivo de descrever como é a divisão social do trabalho, qual a nova face da família da contemporaneidade, com suas inovações e modelos não definidos e como a mulher alcançou ascensão no mercado de trabalho.
2 – A divisão do trabalho
A expressão “divisão social do trabalho” designam as especializações das atividades presentes nas sociedades, independente dos produtos ou trabalhos e se circulam como mercadoria ou não.
As atividades realizadas que se