academico
Com o filósofo alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841), a pedagogia foi formulada pela primeira vez como uma ciência, sobriamente organizada, abrangente e sistemática, com fins claros e meios definidos. A estrutura teórica construída por Herbart se baseia numa filosofia do funcionamento da mente, o que a torna duplamente pioneira: não só por seu caráter científico, mas também por adotar a psicologia aplicada como eixo central da educação.
A Metodologia desta pesquisa compreende a realização de procedimentos de coleta de dados, organização e análise destes dados, utilizando-se da pesquisa bibliográfica. Desta forma cremos ter alcançado os objetivos propostos para o presente trabalho. Objetivos estes, que foram construídos de forma a contribuir na busca da resposta ao problema levantado e que possui como fim principal, o resgate da essência do pensamento herbartiano, tão pouco conhecido por nosso corpo discente, e a verificação das relevantes contribuições de Herbart na educação contemporânea.
Herbart trouxe para o ensino, antes de sistematizado, a idéia de Educação como Ciência, inaugurando o empirismo na educação e definindo como seu objeto e fim, o governo das crianças. Para isto, contou com a colaboração da Psicologia e da Ética, com seus meios e fins rigorosamente definidos. Assim vemos que Herbart não se limitou a teorias especulativas, mas avançou para teorias testadas e balizadas pelos métodos científicos conforme seu discurso. Na tentativa de resgatar este grande pensador que resistiu à prova do tempo, questionam-se quais as relevantes