Academico
O que é Laser?
A palavra LASER é formada pelas iniciais de “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, que podemos entender por “Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação”. Essa fonte de energia que incide sobre o material a ser soldado provoca aquecimento concentrado na faixa de 1,5mm sobre o material. Os tipos de lasers mais usados na indústria são o laser de CO2 e laser Nd:YAG.
Características importantes do laser
· O feixe do laser é monocromático, o sistema Hélio/néon emite luz de comprimento de onda de 632 nm: esta radiação é registrada pelo olho humano como luz vermelha.
· O feixe do laser é coerente, coerência é um termo usado em física para descrever um estado no qual as ondas eletromagnéticas estão em fase uma com as outras.
· O feixe de laser é linearmente polarizado.
· O feixe de laser é virtualmente paralelo.
· A intensidade de energia na seção transversal do feixe de elétrons não é constante.
Soldagem a laser
A soldagem a laser (Laser Beam Welding “LBW”) é um processo de união baseado na fusão localizada da junta através de seu bombardeamento por um feixe de luz concentrada coerente e monocromática de alta intensidade, este feixe de alta intensidade é suficiente para fundir e vaporizar parte do material da junta no ponto de entrada do feixe no material, causando um furo (keyhole) que penetra profundamente no metal de base (ver figura 1).
[pic]
Figura 1 – Elementos de um sistema típico para soldagem a laser
Conceitos básicos da solda a laser
Para a geração do laser há elementos chamados de cavidades, por onde o laser é gerado, sendo então continuamente amplificado. Uma cavidade constitui-se das seguintes partes (ver figura 2):
1. Um material ativo;
2. Uma fonte de bombeamento;
3. Uma cavidade ressonante.
[pic]
Figura 2 - Esquema de funcionamento de uma cavidade geradora de laser.
Material Ativo
O material ativo é o responsável pela amplificação da energia