Funções das proteínas
Uma das principais funções da proteína é restituir as estruturas corporais, pois são estruturas formadas por aminoácidos, pela sua função primordial, as proteínas são recomendadas para o pós-exercício, mas diversos trabalhos vêm pesquisando seu papel como suplementação durante a atividade, principalmente para atividades de várias horas. A alimentação tem que ser balanceada, pois o excesso da proteína não traz qualquer benefício, podendo até sobrecarregar o fígado então deve ter um consumo adequado. Embora a proteína possibilite o anabolismo, a ingestão por si só não aumenta a massa muscular, com treinamento de força é a única maneira de hipertrofiar o músculo. Os aminoácidos da cadeia ramificam (leucina, isoleucina e valina) são consumidos pela musculatura exercitada e têm suas concentrações reduzidas, é um dos conceitos que suportam a suplementação com proteína durante atividade longa e como o aminoácido também provoca descarga insulínica, sua ingestão em pequenas quantidades após o exercício, aumenta a secreção de insulina, facilitando o processo de recuperação celular. Então procure ingerir as proteínas após os exercícios, pois é uma prática efetiva no auxílio do anabolismo muscular, então o momento que a proteína é ingerida é que pode fazer a diferença. Conheça alguns alimentos ricos em proteínas: o peito de frango, as carnes vermelhas magras, ovos cozidos ou omelete, o filé de salmão, batata doce, aspargos (por sua capacidade de auxiliar a remoção do excesso de água corporal), entre eles estão o brócolis e espinafre.
As carnes e os seus derivados costumam ser ricos em gordura e proteína. Diversos estudos populacionais demonstram que os vegetarianos, de facto, têm melhor adequação dos níveis de macronutrientes ingeridos do que os omnívoros.
Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o