Funções das Proteínas
Quais são suas funções?
Aluno: Welinton Soares de Oliveira Teodorico
Mestre: Dr. Zenón Rodrigues Batista
FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS As proteínas são as principais macromoléculas das células para sobreviver e se adaptar ao ambiente. As proteínas determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais. As funções das proteínas são específicas a cada uma delas permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc. Todas as proteínas desempenham sua função da mesma maneira: por união seletiva a moléculas. Algumas proteínas como as estruturais, se agregam a outras moléculas da mesma proteína para originar uma estrutura maior. Outras proteínas se agregam a moléculas diferentes: os anticorpos se unem aos antígenos específicos, a hemoglobina ao oxigênio, as enzimas a seus substratos, os reguladores da expressão gênica ao DNA, os hormônios a seus receptores específicos, etc. Estrutural
Hormonal
Sinalizadora
Defesa
Transporte
Contrátil
Reserva
Enzimática
Regulação da expressão gênica
Função ESTRUTURAL
As proteínas participam da arquitetura celular, conferindo formas, suporte e resistência, como é o caso da cartilagem e dos tendões, que possuem a proteína colágeno.
- Algumas proteínas constituem estruturas celulares:
• certas glicoproteínas fazem parte das membranas celulares e atuam como receptores ou facilitam o transporte de substâncias.
• as histonas, fazem parte dos cromossomos, auxiliando espacialmente o enrolamento do DNA (genes).
- Outras proteínas conferem elasticidade e resistência a órgãos e tecidos:
• o colágeno do tecido conjuntivo fibroso.
• A elastina do tecido conjuntivo elástico.
• A queratina da epiderme.
- As aranhas e os bichos-da-seda produzem fibroína para fabricar as teias de aranha e os casulos de seda,