academico
O PLANEJAMENTO FRENTE ÀS DIFERENÇAS PEDAGÓGICAS
A elaboração de um plano curricular para ser desenvolvido com os alunos da Educação infantil deve ser considerada, os interesses e necessidade das crianças no mundo em que vive.
As formas de apreensão e compreensão da realidade pela criança conhecer e desconhecer toda a potencialidade que as crianças apresentam nos seus aspectos cognitivos, biológicos, social e psíquico.
As ideias de Libâneo ( 1994,p.224-225) apresentam uma compreensão complementar sobre tal conceito: O autor destaca que o planejamento não pode ser um documento rígido e absoluto, pois uma das características do processo de ensino é estar sempre em movimento, sempre sofrendo modificações face as condições reais. Enfatizando o planejamento e a importância dessa metodologia, ele acrescenta que:
[...] A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é antes, a atividade consiste da previsão das ações político-pedagógico, e tendo e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas que envolvem a escola, a comunidade que integram o processo de ensino.
E foi somente em meados do século xx que as práticas do planejamento avançaram para todos os setores sociais, provocando grande impacto, inclusive no campo educacional.
Ao longo dos tempos, perceberam- se diferentes concepções do processo de planejamento, variando de acordo com o contexto social, político, econômico e\ ou cultural.
Portanto, enquanto educadores, devemos estar consciente de que a rotina deve ser uma prática flexível e passível de mudanças. Nesta perspectiva, o planejamento das atividades pedagógicas requer que o educador atende-se ao espaço e o tempo disponível para estruturar e executar a propostas.
Quanto à rotina Barbosa enfatiza que:
[...] Podem ser vistas como produtores culturais criados, produzidos e reproduzidos no dia a dia, tendo como objetivo a organização