Academico
Componentes:
Marcelo
Adalberto
Ana Paula
Euderme
Leonardo
Gestão sustentável nas empresas
Não há incompatibilidade entre um empreendimento rentável e uma gestão para a sustentabilidade.
A gestão ambiental surgiu da necessidade do ser humano organizar melhor suas diversas formas de se relacionar com o meio ambiente. Pode ser definida como a atividade de administrar o uso dos recursos naturais, por meio de ações ou medidas econômicas, investimentos, ações institucionais e procedimentos jurídicos, com a finalidade de manter ou recuperar a qualidade dos recursos e o desenvolvimento social.
Uma empresa sustentável seria aquela que cria valor de longo prazo aos acionistas ou proprietários e contribui para a solução dos problemas ambientais e sociais. Para Crosbie knigt (1995), os negócios ou empresas sustentável são as que: satisfazem a necessidade atuais usando recursos de modo sustentável mantem um equilibrio em relaçao ao meio ambiente ambiental natural, com base em tecnologias limpa, reuso, reciclagem ou renovação de recursos; restauram qualquer dano causados por eles; contribuem para solucionar problemas sociais em vez de exacerbá-los; e geram renda suficiente para se sustentar.
Ao reduzir seus custos, as empresas elevam sua competitividade, pois podem cobrar preços menores. Além disso, conquistam novos consumidores pela demonstração de responsabilidade social, já que hoje o consumidor, cada vez mais consciente e bem informado a respeito dos efeitos ambientais e processos produtivos ecologicamente saudáveis, está disposto a pagar mais caro por marcas associadas a uma atitude positiva em relação à proteção do meio ambiente.
É comum pensar que as indústrias, inclusive as agroindústrias, são as grandes poluidoras do meio ambiente, porque lidam com recursos naturais, consomem muita água e energia,