academico
PARA A PESQUISA E O ENSINO DE GENÉTICA
RESUMO
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de biologia é organizar o conteúdo a ser ministrado de maneira a garantir a eficiência do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as Drosophilas têm sido aliadas dos professores durante aulas teóricas e práticas não só de zoologia, mas também de genética e ecologia, além de serem modelos utilizados intensamente na pesquisa, o que permite aos professores uma complementação das aulas com debates de atualidades científicas utilizando um modelo conhecido pelos alunos.
Estes organismos são modelos de referência no ensino e pesquisa devido a fácil manutenção laboratorial, baixo custo, por sobrevivem a temperatura ambiente, serem facilmente observáveis com lupa e possuírem genoma relativamente menor que de outros eucariontes. Dada à importância destes insetos, o presente trabalho consiste em um breve histórico sobre o uso das Drosophilas seja na pesquisa ou na educação, descrevendo o modo como estes organismos podem ser utilizados no ensino em aulas práticas e teóricas, como bioindicadores na natureza, e na pesquisa em testes de genotoxicidade e doenças humanas, como a doença de
Parkinson, por exemplo. Tornando-se um trabalho formativo e informativo para graduandos de Ciências Biológicas e profissionais atuantes no ensino básico e superior, de instituições públicas e privadas, que possuem ou não boas condições laboratoriais para desenvolverem suas práticas.
PALAVRAS-CHAVE: Drosophilas; Ensino-aprendizagem; Pesquisa; Genética.
Scire Salutis, Aquidabã, v.3, n.1,
Out, Nov, Dez 2012, Jan, Fev, Mar
2013.
ISSN 2236‐9600 SECTION: Articles
TOPIC: Genética
DOI: 10.6008/ESS2236‐9600.2013.001.0004
Luana Diniz Linhares e Souza Rocha
Universidade Federal de Goiás, Brasil