academico
O álcool não é digerido: ele passa diretamente do tubo digestivo aos vasos sanguíneos.
Em poucos minutos, o sangue é transportado para todas as partes do organismo.
Riscos imediatos
Quando consumido em curto prazo doses elevadas, o álcool provoca um distúrbio digestivo, desde náuseas, a vômitos... Quando ingerido uma grande quantidade de álcool em pouco tempo provoca um aumento significativo de álcool no sangue, e pode cair bêbado depois de acordo com a quantidade : só o tempo pode trazê-lo. Digeri-lo leva uma hora, em média, de litro ingerido. Se beber sem comer, o álcool passa mais rapidamente pelo sangue e seus efeitos são mais intensos.
O consumo de álcool pode expor a riscos maiores:
>> Diminuição da vigilância, muitas vezes responsável por acidentes de trânsito, acidentes de trabalho;
>> Perda de autocontrole que pode levar a um comportamento violento, agressão sexual, suicídio, homicídio;
>> A exposição a agressões em razão de uma atitude por vezes provocativa ou que a pessoa intoxicada não é mais capaz de se defender.
Os riscos a longo tempo
O consumo regular, quando é excessivo (ou além dos limites de 2 a 3 copos por dia), aumento do risco de doenças patológicas : câncer (incluindo a boca, garganta, esôfago, entre outros), doença hepática (cirrose) e do pâncreas, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, doença do sistema nervoso e doenças psíquicas (ansiedade, depressão, doenças do comportamento).
Premix e Alcopops: como seduzir jovens
Os profissionais do setor de bebidas alcoólicas têm desenvolvido estratégias de marketing direcionado aos jovens consumidores, atraídos pelos sabores doces. Eles criaram novos produtos: a premix e alcopops. Condicionado em garrafas ou latas, estes produtos têm um teor de álcool que sobe para 5-6 % do volume.
Pré-misturas são misturar bebidas refrigerante ou suco de fruta com álcool forte (whisky, vodka). Chegaram ao mercado francês em 1996, a pré-mistura foi fortemente tributado