academico
A pesquisa acadêmica é realizada no âmbito da academia (universidade, faculdade ou outra instituição de ensino superior), conduzida por pesquisadores que comumente são docentes, estudantes universitários e pesquisadores independentes. A pesquisa acadêmica é um dos três pilares da atividade universitária, junto com o ensino e a extensão. Visa a produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, bem como investigações relacionadas à prática dos processos de ensino-aprendizado. Visa também a relacionar os aspectos objetivos e subjetivos da realidade que envolve o objeto a ser pesquisado. Para uma melhor caracterização de todos os tipos de pesquisas académicas realizadas pelos alinos do ensino superior podemos considerar o seguinte quadro resumo:
Classificação das pesquisas académicas2
Quanto à natureza das variáveis
Qualitativa
Quantitativa
Quanto ao objetivo e grau do problema
Exploratória
Descritiva
Causal
Quanto à amplitude e profundidade
Estudo
Levantamento amostral
Caso
Campo
Quanto ao controlo
Laboratório
Experiência de campo
E, resumidamente caracterizar as pesquisas:
1. Quantitativas: Aquelas onde predominam os métodos estatísticos, com utilização de variáveis bem defenidas e de calculos estatísticos e/ou inferênciais.
2. Qualitativas: Nas pesquisas qualititivas os calculos são substitudos por classificações e análises dissertativas. É o fenónemo estudado que determina os métodos de pesquisa sem eliminar por completo os calculos. Este é o tipo de pesquisas que predominam em Portugal (90 a 95%).
Pesquisa científica
A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. Para esta pesquisa, é obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social.
Quanto à abordagem do problema, a metodologia