academico
Boa noite á todos! Nosso trabalho é sobre “Aprendizagens em História” da autora Circe Maria Fernandes Bitencourt, onde ela vai fazer os seguintes questionamentos: Como os conceitos são formados por alunos de diferentes idades? Existem etapas de domínio conceitual? Como os alunos apreendem os conceitos? É possível o domínio de conceitos em qualquer estágio de processo de escolarização?.
Para que sejam respondidas estas questões a autora se utiliza de dois pesquisadores muito importantes: Piaget e Vygotsky, estes que dedicaram muitos dos seus estudos á analise do desenvolvimento cognitivo e ao problema de formação dos conceitos.
Para Jean Piaget, a aprendizagem é construída internamente e depende do nível de desenvolvimento do sujeito, ocorrendo por meio da ação do sujeito com o meio o qual esta inserido, este desenvolvimento pode ocorrer de duas formas: (Assimilação/Acomodação), onde a primeira é o meio que é alterado para ser incorporado a partir do que você já conhece e o segundo é o organismo que é alterado.O processo de desenvolvimento depende de fatores internos, que são os processos mentais, e das experiência com o meio.
O desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de estágios, que são caracterizados pela forma de agir e pensar. Já para o pesquisador russo L. S. Vygotsky, os conceitos são formados na aquisição social dos conceitos e não apenas na maturidade biológica, como afirma Piaget, onde a aprendizagem provoca o desenvolvimento
Vygotsky diz que a linguagem humana possibilita a mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, sendo ela atributo essencial para a constituição dos conceitos.
Conclusão:
Piaget trás uma visão mais universal do desenvolvimento humano por meio de estágios, onde os fatores internos são preponderantes e assim a aprendizagem depende do desenvolvimento, ou seja, o fator biológico atuando de forma predominante.
Vygotsky trás