Academico
Olá, meus amigos. Iniciamos, hoje, a nossa primeira unidade de estudo. Nestas duas web-aulas seguintes, vocês irão conhecer um pouco mais sobre alguns tópicos específicos da Contabilidade Empresarial, extremamente importantes para o seu aprendizado.
Vamos trabalhar de uma forma mais prática, com apresentação de cases e exemplos que visem o aprofundamento do conteúdo. Apertem os cintos e vamos juntos "decolar" rumo ao conhecimento contábil. PLANO DE CONTAS - Características importantes |
Quantos de vocês já ouviram falar no termo: Plano de Contas? Quantos de vocês já viram um Plano de Contas? Pois bem, na Contabilidade Empresarial e nos demais ramos, este plano é considerado uma ferramenta indispensável para a execução das atividades do profissional contábil. Embora iremos discutir sobre o assunto, antes de tudo precisamos entender o que vem a ser uma Conta, e ainda como se classificam as Contas dentro do sistema contábil.
Para vocês entenderem de uma forma mais interessante, eu gostaria que imaginassem um Balanço Patrimonial. Pois bem, meus amigos, lembrem-se sempre de que nesta Demonstração existem duas divisões: ATIVO e PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO. Na Contabilidade Empresarial, quando tratamos de contas do ATIVO (Caixa, Estoques, Duplicatas a Receber, Veículos, Bancos, Computadores...), ou seja, todas as contas que representam componentes do ATIVO, seja Ativo Circulante ou Ativo Não Circulante. Todas serão classificadas como CONTAS PATRIMONIAIS.
O mesmo procedimento se aplica com as contas do PASSIVO (fornecedores, empréstimos a pagar, impostos a pagar...) e, inclusive, o PATRIMÔNIO LÍQUIDO (Capital Social, Lucros Acumulados, reservas...). Neste caso, também, todas as contas serão classificadas como CONTAS PATRIMONIAIS. Para entender melhor se lembrem sempre de que qualquer conta que faça parte do Balanço PATRIMONIAL, será classificada como CONTA PATRIMONIAL. MUITO IMPORTANTE: |