academica
Sinônimos: Lêndeas, Pediculose capitis A pediculose é a infestação dos cabelos por piolhos, insetos de reduzidas dimensões que parasitam o ser humano.
A pediculose é provocada pela infestação ou estabelecimento cabelos do corpo de insetos de reduzidas dimensões, que se alimentam especialmente de sangue humano, de modo a sobreviverem e reproduzirem-se nos tecidos cutâneos.
O piolho caracteriza-se pelas suas reduzidas dimensões, que oscilam entre 1 a 4 mm de comprimento, e pela sua necessidade de parasitarem na pele humana para sobreviverem: picam a pele e alimentam-se do sangue humano que chupam, depositando os seus ovos nas raízes dos cabelos. Quando estes insetos picam a pele, introduzem juntamente com a sua saliva uma substância irritante que origina um intenso prurido e, caso estejam infectados por outros micro-organismos, podem transmitir determinadas doenças infecciosas, como por exemplo, o tifo exantemático. As fêmeas adultas depositam por dia inúmeros ovos, denominados lêndeas, que embora tenham um tamanho inferior a 1 mm de diâmetro, podem ser detectadas a olho nu, transformando-se ao fim de cerca de duas semanas em insetos adultos, o que prolonga a parasitação.
Transmitido de uma pessoa para outra, ele se instala no folículo piloso, ou seja, na base do cabelo, onde deposita seus ovos, as lêndeas, fáceis de serem reconhecidas e que se diferem da caspa porque ficam grudadas no pelo.
O período de incubação dura de 8 a 10 dias. A infestação ocorre mais em crianças, principalmente nas que frequentam escolas e estão em contato com outras crianças. Não tratar a pediculose capilar infantil pode acarretar mau desempenho escolar por causa da coceira, noites mal dormidas e, nos casos mais graves, anemia provocada pela hematofagia desses insetos. Afetando em particular as crianças e transmitindo-se normalmente através do contacto direto ou mediante a utilização de utensílios pessoais infestados, como chapéus ou pentes. O