academica
Ele vem aumentando, a olhos vistos, em nossas escolas e é seguramente um dos reflexos de relações sócio familiar agressiva.
O Bullying Indivíduos que são expostos e submetidos ao bullying, manifestam inicialmente os sentimentos de ansiedade e de medo, que são causados pela agressão imposta e liberação das catecolaminas. Elas também atuam nos SNC, cárdio circulatório, imunológico, dermatológico e respiratório, principalmente.
A medida que essa exposição torna-se repetida ( uma das características do bullying), esses indivíduos podem desenvolver uma gama de sinais e sintomas de alterações cárdio circulatórias e respiratórias(hipertensão e hiperventilação) entre outras e emocionais, que podem levar à síndrome do pânico.
Alguns, pela necessidade de diminuir essa carga de ansiedade, podem vir a desenvolver uma série de comportamentos compulsivos para aliviar este estado de tensão recorrendo a bulimia, ao tabagismo, alcoolismo e drogas, principalmente. Caso o indivíduo tenha adição a qualquer um desses elementos, teremos mais uma situação de reforço à manutenção desse ciclo de sofrimento. O interessante é que a reação emocional e fisiológica da ansiedade tem alguns dos mesmos sintomas e sinais da síndrome do Pânico que são: taquicardia e taquipnéia, sudorese, palidez, aperto no peito, sensação de perda dos sentidos, dores musculares súbitas, sensação de morte iminente!
Portanto a ansiedade presente nos indivíduos atingidos pelo Bullying não é só emocional!
Ela depende das catecolaminas, que para serem liberadas por sua vez, necessitam de estímulos que serão interpretados, pelo nosso córtex cerebral, como fatores de risco à nossa integridade e da nossa sobrevivência.
Esses indivíduos submetidos à situações de estresse repetitivo, podem apresentar