acabo
Assunto: Saúde pública
Tema: Atendimento nas redes de saúde pública em Prudentópolis-Paraná 2. INTRODUÇÃO
’’Saúde é o completo bem estar físico, social e mental de um indivíduo’’ (OMS, 1948)
Hoje em dia o brasileiro tem sofrido com uma das mais altas cargas tributárias do planeta. Em tese, isso lhe garantiria um atendimento de saúde universal e decente. Na cidade de Prudentópolis no Paraná não é desta forma que é verificado. O problema que podemos notar é que tanto o serviço público quanto o privado desafiam a saúde. O maior estorvo está no atendimento oferecido pelo governo, uma vez que, muitas pessoas estão na fila para fazer cirurgia eletiva (cirurgia de emergência que não é planejado, permitindo que o paciente e médico para determinar a melhor hora e lugar para ele). A demora para a realização de um procedimento médico geralmente leva bastante tempo. A qualidade do serviço também é influenciada pela insatisfação dos médicos que trabalham para o setor público nessa cidade, pois a remuneração é metade da paga pela privada. Diante desse quadro caótico da saúde pública, os prudentopolitanos se esforçam para manter planos privados, porém, nem todos têm condições de pagar.
Frente a esse quadro de descaso para com a saúde dos munícipes de Prudentópolis, cresce ainda mais a importância da discussão acerca do sistema público de saúde, que é alimentado com o dinheiro que sai do bolso do contribuinte, mas que em geral, não trata bem esse cidadão.
3. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Avaliação da qualidade do atendimento em posto de saúde na localidade de Prudentópolis-PR. Esse trabalho abordará a forma como a população de Prudentópolis-PR é atendida pelos enfermeiros e médicos nos postos de saúde do município, também a quantidade de espera nas filas, horário de atendimentos, os plantões, a estrutura do local onde é realizado os procedimentos, a assistência com os remédios necessários, etc.
O estudo sobre o assunto tem como objetivo identificar os descasos