Ac choro
Introdução
O choro teve origem no século XIX, quando a família real portuguesa, veio para o Brasil e juntamente com eles vieram instrumentos de origem europeia e começaram- se as danças de Salam conhecidas como Xote, Valsa, Quadrilha, Mazurka, Modinha, Minueto e a polca.
Com a reforma urbana devido a vinda da família real, os instrumentos e as músicas estrangeiras, juntamente com a abolição do tráfico de escravos no Brasil em 1850, podem distinguir que esses foram os ingredientes usados para o surgimento do choro, e assim começou- se o ajuntamento de pessoas sem muito compromisso para formar conjuntos essas músicas europeias mas com ritmos africanos, como o batuque e o lundu, que passaram a ser tocadas de uma forma mais abrasileirada pelos músicos que foram batizados de chorões.
O choro é considerado a primeira música tipicamente urbana e popular do Brasil, os conjuntos de Choro, geralmente é formado por um ou mais instrumentos de solo, como a flauta, o bandolim, cavaquinho, violão de seis e sete cordas que formam a base do conjunto, e o pandeiro como marcador de ritmo. O Rio de Janeiro é considerado o berço do Choro devido a vários artistas que se destacaram neste gênero serem cariocas. O flautista Joaquim Calado ( 1848- 1880), é considerado um dos criadores do Choro, pois quando incorporou ao solo de flauta, dois violões e um cavaquinho, que improvisavam livremente em torno da melodia, dando origem a característica do Choro moderno, que recebeu forte influência dos ritmos que no início eram somente interpretados como uma forma abrasileirada de se tocar as danças europeias e os estilos africanos, no que demorou algumas décadas para ser considerado um gênero musical.
Existem controvérsia entre os pesquisadores sobre a origem da palavra “choro”, porém essa palavra pode significar várias coisas.
Choro pode derivar da maneira chorosa de se tocar as músicas estrangeiras no final do século XIX e os que a apreciavam passaram a chamá-la de