Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes: Um Estudo A Partir do CREAS em Teófilo Otoni
Problemática: Em Teófilo Otoni, devido ao grande índice de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, foi implementado o CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, que tem como objetivo de ofertar a proteção aos indivíduos e famílias vitimisadas, acolher e atender pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, garantir a proteção social, física e mental, com o objetivo de fortalecer o vínculo familiar.
Os principais locais de maior freqüência de exploração sexual são os pontos de mais precariedades, como a BR 116, rodovia de grande fluxo de carros e caminhões que corta toda a cidade. Partindo deste pressuposto, qual o papel do Assistente Social no enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes?
Hipóteses: 1- o Assistente social é um profissional dotado de um instrumental teórico/técnico e deverá conhecer a realidade social, buscando estratégias de intervenção.
2-Cabe ao Assistente Social orientar e encaminhar o usuário e sua família para os atendimentos e serviços oferecidos pela rede.
Objetivo Geral: Refletir acerca do papel do Assistente social e sua atuação no enfrentamento à problemática de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Objetivos Específicos: 1- Compreender o conceito de abuso e exploração sexual. 2- Refletir acerca dos fatores que contribuem para o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. 3- Analisar a relevância do papel do assistente social no enfrentamento do abuso e exploração sexual contra criança e adolescente. 4- Entender o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), como instrumento de garantia e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.