abuso sexual na infancia
São Paulo
Universidade Nove de Julho
2014
RESUMO:
Os abusos sexuais em crianças e adolescentes tem sido cada vez mais freqüentes na atualidade. Geralmente membros e amigos da família são os principais agressores por terem fácil acesso as vitimas e suas rotinas. Os familiares e as vitimas ficam a mercê da justiça aguardando uma medida protetiva, onde por medo, receio e vergonha acabam desistindo de fazer a denuncia, causando assim, ainda mais sofrimento a todos. O acompanhamento de um Psicólogo é de extrema importância para essas crianças, pois elas estão construindo sua personalidade e ao se deparar com esse transtorno, elas criam e se fecham em seu próprio mundo, e assim cria barreiras na vida social, amorosa e familiar da criança e do adolescente, podendo cometer um suicídio.
INTRODUÇÃO: O objetivo deste trabalho é se aprofundar no assunto: Abuso Sexual da Infância e na Adolescência do ponto de vista da Psicologia.O que justifica essa pesquisa é porque irá colaborar com crianças e adolescentes que sofreram abusos sexuais de pessoas próximas a elas.Tivemos conhecimento o quanto esses menores abusados e suas famílias sofrem ao relatar o abuso e o quanto são desprotegidas pela lei que demora para realizar os procedimentos necessário, deixando as vitimas a mercê do sofrimento e da vergonha que sentem por se acharem culpadas pelo ocorrido, assim trazendo sofrimento a família também.A metodologia usada para este estudo foi: Pesquisa na internet, visita a biblioteca e observação em livros.
De acordo com (COSTA, et al,2007), as crianças e adolescentes que sofrem de abuso sexual na infância não são protegidas devidamente pela lei do nosso pais. Os adolescentes, crianças e familiares que sofrem junto a vitima, fica a disposição da justiça aguardando uma medida protetiva para maior segurança, pois geralmente esses menores sofrem aproveitamento de pessoas