Abuso sexual de vuneráveis
INTRODUÇÃO
O objetivo dessa pesquisa é fazer o reconhecimento da região de Benevides, colher dados dos perfis de familiares, através de pesquisa exploratória e bibliográfica. O abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma prática muito frequente neste município, pois se verificou que a maior demanda da casa lar e a do sexo feminino das faixas etárias entre 4 a 17 anos, e os abusos ocorrem dentro do seio familiar.
Deixando sequelas gravíssimas nessas vítimas como; retardo psicológico, evasão escolar, dependência química, gestação por conta do estupro entre outras. Pois os abusos perduraram por muito tempo, até á denúncia dessas agressões, o afastamento do abusador do lar seria a primeira providência a ser tomada,
Neste sentido iremos identificar as técnicas, instrumentais utilizados assim como as ferramentas do assistente social, e a sua abordagem frente a essa problemática do abuso, compreender e identificar a vulnerabilidade da vítima assim como acompanhar e acolher a família em um todo, ter olhar investigativo frente à violência praticada. Reconhecer a rede de serviço que atua no universo do abuso sexual, é primordial dar atendimento mais humanizado e não revitimizar essa adolescente.
Para identificar o perfil da família e da adolescente acolhida será realizada uma amostra com três adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 15 á 17 anos, na qual foram abusadas sexualmente por seus genitores, visto que houve a suspensão do poder familiar e encaminhadas a acolhimento institucional modalidade casa lar no município de Benevides.
Com tudo o campo de atuação em observação e uma organização não governamental ONG, que atua na área de assistência e recuperação de criança e adolescente ( Projeto Arca.)
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As Ongs: Dentro do terceiro setor no Brasil
O surgimento das primeiras organizações deu-se através das instituições religiosas de caráter assistencialista, de