Abstrativismo moderno
O texto nos apresenta a questão de observarmos um tipo de cultura, mesmo que ela não seja comum ao nosso dia-a-dia, mas tornamo-nos integrantes desta pesquisa, pois para o autor precisamos vivenciar aquilo que estamos pesquisando.
Já o relativismo, permite que nós observadores tenhamos um olhar objetivo sobre a cultura que está sendo pesquisada, sem que os nossos valores afetem a nossa pesquisa. Porém, o texto nos demonstra que a atitude de ser “objetivo” é considerada uma falta de prática, pois nós devemos ser integrantes dentro do nosso campo de pesquisa.
Com relação ao texto e a nossa pesquisa, percebemos que há diferenças do modo de vida das garotas de programa para o nosso modo. A nossa cultura nos revela bem inversas das que são proporcionadas por elas. E de certa forma, nossas diferenças colaboram com a pesquisa, pois também notamos semelhanças: como a realização de estar cursando um nível superior, porque muitas pessoas da cultura atual acreditam que garotas de programa vivem somente para o trabalho e que não têm escolaridade. Mas na verdade, o trabalho de campo revelou que elas sabem se pronunciar e se preocupam bastante com a educação.
Quando pensamos em fazer essa pesquisa de campo com as garotas de programa, sabíamos que seria um grande desafio. Mas a colaboração de um rapaz, que atende pelo nome “Ge”, trabalha neste local atendendo as garotas de programa com o seu trabalho de cabeleireiro, logo, conseguimos essa inserção.
Mesmo com o auxílio do profissional da beleza, foi difícil convencê-las porque as garotas de programa estavam muito resistentes e receosas com a nossa presença. Mas depois de muita perseverança, conseguimos convencer algumas meninas a dialogar conosco. Finalmente fomos atendidas pela Raquel - 23 anos,