Projeto Pedagogico
Trabalhando com a Reprodução de Textos
INTRODUÇÃO
Este é um projeto desenvolvido por algumas alunas dos 3° e 4° semestres do curso de Pedagogia da UNIP – Universidade Paulista, que visa uma proposta de prática pedagógica que auxilie o aluno na produção de textos, tendo como ponto de partida a reflexão realizada em livros sem escrita, somente com ilustrações, através da qual fará uso da imaginação e criatividade para recriar a história. O projeto tem além desta proposta a finalidade de criar, durante seu decorrer, oportunidades de abordar outros aspectos de aprendizagem da língua falada e escrita e permitir a interação entre os alunos, propondo que seu desenvolvimento cognitivo se dê em grupos por meio de trocas de saberes entre si com a mediação do professor.
Ao final deste trabalho dispomos sugestões de alguns livros que podem ser utilizados no projeto (fig.1,3,6,9,12,15) e algumas produções iniciais que neles foram baseadas – ainda sem revisão e rescrita (fig. 2,4,5,7,8,10,11,13,14,16,17) - com as quais buscamos dar credibilidade a proposta enunciada.
"Isso que é educar: dar voz ao outro, encorajá-lo a manifestar-se... Sem isso, não é de admirar que a atividade de redação seja tão problemática na escola." (BAGNO, 2003, p.139).
JUSTIFICATIVA
O projeto que tem como ponto base a produção de texto, a partir da qual proporciona amplas possibilidades para desenvolver o cognitivo do aluno, ele estimula ao aluno sobre refletir como escrever, propicia que dentro de um enredo, autonomamente seja capaz de reescrever a história levando em conta a compreensão dele próprio, no caso sobre as ilustrações do livro, possibilita que o aluno desenvolva as competências inerentes a língua mãe. Compondo a escrita com suas próprias palavras o aluno vai enriquecendo seu repertório lingüístico e sendo instigado a ampliá-lo cada vez mais.
“(.........), os alunos encontram grandes dificuldades no ato de escrever, decorrentes do fato de terem que